A integração dos critérios ASG às práticas de compliance na Visão Prev reflete o compromisso em incorporar sistematicamente temas sociais, ambientais e de governança às análises estratégicas e processos decisórios da entidade — visando consolidar uma gestão transparente, ética e alinhada à geração de valor de longo prazo para todos os públicos de seu relacionamento.
Em agosto, a Visão Prev consolidou seu compromisso com investimentos responsáveis ao se tornar signatária do PRI (Principles for Responsible Investment), iniciativa global liderada pela ONU que promove a integração de critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) nas decisões financeiras. A adesão ocorreu após a conclusão de todas as etapas exigidas pelo programa, reforçando o alinhamento da entidade às melhores práticas internacionais de sustentabilidade.
A inclusão da Visão Prev neste seleto grupo reflete sua estratégia ativa em incorporar princípios ASG em sua gestão. Saiba mais sobre esse compromisso aqui.
A Visão Prev reafirma seu compromisso com excelência e conformidade ao renovar suas três certificações internacionais: ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 27001:2013 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) e ISO 27701:2019 (Gestão de Privacidade de Informações). Entre janeiro e março de 2024, auditores da BVQI — uma das principais entidades de certificação do mercado — realizaram a avaliação para recertificação do Sistema de Gestão Integrada (SGI), atestando pleno atendimento aos requisitos normativos e reconhecendo a maturidade dos processos da entidade.
Destaque para a inclusão da creditação internacional UKAS na ISO 27701, que reforça o pioneirismo e o rigor da Visão Prev no tratamento adequado de dados pessoais e na conformidade com regulamentações globais de privacidade. Durante as auditorias, os profissionais da entidade demonstraram amplo conhecimento técnico e alinhamento às práticas recomendadas pelas normas, evidenciando a consistência e eficácia do SGI implementado pela Visão Prev.
A manutenção das certificações comprova que a Visão Prev segue investindo em melhoria contínua, com processos mapeados internamente e externamente para garantir produtividade operacional, segurança da informação e qualidade em todas as entregas.
Em 2024, a entidade reforçou essa jornada com a reformulação da Comissão de Gestão Integrada, que agora conta com representantes das áreas de Auditoria Interna, Controle de Gestão, Compliance, Riscos e Tecnologia da Informação. Essa atualização fortalece a governança multidisciplinar e amplia a sinergia entre estratégia operacional e conformidade regulatória.
Foi estruturado um programa para apresentar formalmente a todos os colaboradores os pilares e princípios de integridade e ética que regem as operações da Visão Prev. O compromisso assumido com os públicos internos e externos reforça a execução de atividades com excelência por meio de normas internas e boas práticas — transformadas em decisões e ações concretas para fortalecer um ambiente corporativo íntegro.
O programa também aprimora mecanismos de prevenção, detecção e tratamento de inconformidades, garantindo respostas ágeis e alinhadas aos padrões éticos da entidade.
Há um ano, a Visão Prev consolidou suas estruturas de governança por meio do Programa de Integridade, o que permitiu à entidade avançar estrategicamente em 2024 com ações concretas. Destaque para o fortalecimento da cultura ética com seus colaboradores e fornecedores, por meio da implementação de uma avaliação prévia de integridade de terceiros antes da contratação, garantindo que novos parceiros atendam aos mesmos padrões de excelência praticados internamente pela entidade.
Com o apoio direto da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, além do engajamento dos colaboradores, a Visão Prev consolidou seu compromisso com práticas e ações pautadas em conduta ética e melhores práticas de integridade.
Em abril, a Visão Prev lançou o “Acordo de Privacidade de Dados”, desenvolvido em parceria entre a Gerência Jurídica e a Tecnologia da Informação. O documento foi integrado aos contratos e renovações com os Operadores de Dados, reforçando os requisitos técnicos e legais para garantir o tratamento seguro das informações pessoais sob responsabilidade desses parceiros.
Com foco em segurança jurídica e alinhamento às normas internas e externas (como a LGPD), o acordo estabelece obrigações claras para os terceiros no manuseio dos dados pessoais de colaboradores e participantes.
Essa medida adiciona uma camada estratégica de controle, mitigando riscos operacionais e fortalecendo a confiança nas relações comerciais da entidade.
Desde 2014, a Ouvidoria e o Canal de Denúncias da Visão Prev são pilares essenciais para assegurar qualidade, transparência, ética e diálogo com participantes e demais stakeholders. Disponíveis na aba “Atendimento e Comunicação” do site institucional, esses canais oferecem um ambiente seguro para receber e tratar manifestações críticas ou sugestões relacionadas às operações da entidade.
Desempenho em 2024:
Ouvidoria: Recebeu 23 demandas, todas resolvidas com um tempo médio de atendimento de 0,65 dia útil. As solicitações foram analisadas pela Diretoria e áreas técnicas, resultando em melhorias identificáveis nos processos internos e no relacionamento com os participantes.
Canal de Denúncias: Registrou apenas 1 manifestação, avaliada pela Auditoria Interna como “não pertinente”. Apesar disso, o caso serviu para reforçar protocolos de checagem e aprimorar a cultura de integridade organizacional.
Perspectivas para 2025:
A Visão Prev manterá o foco na eficiência desses canais para fortalecer ainda mais a confiança nas relações institucionais e na gestão transparente alinhada aos valores da organização.
A Visão Prev mantém rigoroso alinhamento à Instrução Normativa PREVIC nº 34/2021, que estabelece diretrizes para prevenção de crimes financeiros como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Em 2024, esse compromisso foi reforçado com um programa de capacitação obrigatório para todos os colaboradores.
A Comissão de Legislação da Visão Prev monitora ativamente novas leis e regulamentações — diretas ou indiretas — relacionadas ao setor de previdência complementar. Sua atuação garante conformidade legal por meio de análises técnicas e implementação ágil de ajustes internos. Em 2024, foram analisadas 134 normas relevantes, com destaque para:
Lei nº 14.803, de 10 de janeiro de 2024: Modificou a Lei nº 11.053/2004, permitindo que participantes e assistidos escolham entre regimes tributários progressivo ou regressivo até o momento do recebimento do benefício ou primeiro resgate (regulamentada pelas Instruções RFB nº 2.209, 2.224 e 2.244/2024).
Resolução CNPC nº 60, de 7 de fevereiro de 2024: Introduziu o mecanismo de adesão automática de participantes, modernizando processos de inclusão em planos de previdência complementar.
Resolução PREVIC nº 25, de 15 de outubro de 2024: Atualizou a Resolução PREVIC nº 23/2023 em temas como retirada de patrocínio, adesão automática e prevenção a crimes financeiros (lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo).
Resolução CNPC nº 61, de 11 de dezembro de 2024: Alterou a Resolução CNPC nº 43, de 6 de agosto de 2021, que dispõe sobre os procedimentos contábeis das entidades fechadas de previdência complementar e sobre o registro e avaliação de títulos e valores mobiliários para rever a proibição da precificação de títulos “na curva” em planos estruturados na modalidade de contribuição definida;
Resolução CNPC nº 62, de 9 de dezembro de 2024: Reformulou normas para o Plano de Gestão Administrativa (PGA), ampliando as hipóteses para constituição e uso do Fundo Administrativo Compartilhado (também chamado de “fundos de fomento”, sendo desvinculado dos planos de benefícios).
A Visão Prev assegura plena conformidade com as exigências legais para certificação de dirigentes, reforçando a expertise técnica na gestão da entidade. Todos os membros da Diretoria Executiva têm certificação válida pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), condição obrigatória para atuação no setor. Além disso, a maioria dos membros titulares dos Conselhos Deliberativo e Fiscal já concluíram suas certificações dentro do prazo legal de um ano após a posse — incluindo todos os suplentes habilitados em 2024 junto à Previc, conforme determina a Resolução nº 23/2023.
No Comitê de Investimentos, todos os integrantes têm certificação específica em gestão de investimentos.
Em 2024, com a classificação S2 pela Superintendência Nacional de Previdência (Previc) a Visão Prev promoveu a habilitação de titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativos e Fiscal perante o órgão regulador, obrigação legal prevista na Resolução Previc nº 23, de 14 de agosto de 2023.